domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bicicletas

Quando não existia super mercado, toda população se abastecia em dois lugares:
Na “Feira de Água de Meninos” e no “Mercado Modelo”, ambos abastecidos por uma agricultura familiar transportada por saveiros do Recôncavo. Existia ônibus com a parte traseira sem bancos e uma grande porta atrás, ali era transportado alimentos para toda população em balaios, mocós, frutas sem agrotóxicos, peixes frescos, as baianas do acarajé eram figuras diárias com tabuleiros, panelas, fogareiro de carvão e a alvura de suas roupas rendadas, por ali passava de tudo, até improvisadas mudanças se fazia.
Hoje, só temos ônibus que possuem adaptações de extrema importância para deficientes físicos, desconheço o critério e organização do funcionamento destes ônibus.
Alguns países da Europa já circulam ônibus adaptados para o transporte de bicicleta, achei genial a idéia, a circulação destes ônibus facilitaria o percurso orla-bairros e vice-versa, onde temos uma ciclovia de alguns quilômetros beirando varias praias.
O que for feito para incentivar o uso da bicicleta, seja na orla ou por toda a cidade, é um grande avanço na preservação do planeta, da economia e da saúde.
Todos gostam de bicicleta, podemos notar no Natal em toda cidade a alegria dos pais empurrando ou ajudando seus filhos na sua primeira bicicleta. Logo, logo, esquecida num canto pela dificuldade e perigo nas ruas.
Lembrei de ZAVAN LIV , uma voz feminina do reggae e uma grande ciclista, creio que todos a conhecem pedalando ou cantando.
Precisamos de ciclovias em toda cidade e estes adaptados ônibus. Tai uma boa idéia e o povo agradeceria, principalmente ZAVAN LIV.

Espero que gostem das piruetas deste grande ciclista.

2 comentários:

Valéria lima disse...

Jader, isso é uma boa ideia e a natureza agradece, aqui em São Paulo, existe o serviço dos bicicletários nas estações de metro para guarda sua bicicleta ou então pode alugar , e também se pode entrar com a bike nos trens do metro, por essa razão tem mais bicicletas circulando aqui nas ruas de sampa.

BeijooO

Unknown disse...

Com certeza andar de bicicleta é maravilhoso. É ótimo para a saúde e ajudar muito na conscientização do meio ambiente.
Pedalando só temos a ganhar.
Alem do mais bicicleta ñ é tão cara.