terça-feira, 13 de abril de 2010

A fortaleza moral de Cuba


Os Estados Unidos e a União Europeia incomodado pela força moral da Revolução, a sua fidelidade aos princípios, a sua reputação crescer em nossa região, que se tornou um jogador importante no lançamento do processo de integração, inteligentes e calmas de suas ações para resolver as duras consequências da crise econômica internacional e do bloqueio.

Cuba é um exemplo de solidariedade no mundo. Sua generosidade e nobreza tornou-se nos lugares mais inóspitos do mundo. A conduta exemplar dessa revolução é a antítese da pobreza moral daqueles que confrontá-lo. Assim, eles nunca podem derrotá-lo.

É o único país no mundo que tem milhares de bolsas de estudo para estudantes estrangeiros, inclusive no Uruguai. Os médicos ELAM graduados e até mesmo um incapaz Estados Unidos para estudar no seu país devido à falta dos recursos necessários. Estamos falando de milhares de bolsas, subsídios de que a solidariedade nacional. Falamos de conduta, ética e humanismo.

Cuba estabeleceu escolas médicas na África e professores de diversas áreas que trabalham neste continente esquecido como professores, como qualquer cidadão que vivem no continente negro explorado sem nenhum privilégio, assim como os verdadeiramente internacional. Falamos de paz e não guerra. Quando o Katrina atingiu os E.U., o primeiro país a oferecer ajuda, foi Cuba, que criou a Brigada Henry Reeve médico. O governo não aceitou o fundamentalista Bush e mortes ocorridas poderia ter sido evitado.

Em outubro de 2005, um tsunami foi um golpe enorme para o Paquistão. Sabendo dano alegado Cuba na ONU através de seu chanceler, a aceleração da recuperação. Seus médicos veio quase imediatamente, e para avaliar o trabalho para assumir eles entenderam que o seu número não abrange a necessidade para o Paquistão. Depois vieram mais. Em seguida, criar 32 hospitais de campo, todos equipados com as mais recentes de gestão necessárias. 1743244 pacientes atendidos. Eles realizaram 14.506 cirurgias e fisioterapia e reabilitação desde a 166.262 feridos.

Um número significativo de cidadãos paquistaneses foram transferidos para Cuba a fim de ser implantada prótese. Ao sair do país ajudou, com os agradecimentos de todas as suas autoridades expressa nas palavras do então presidente Pervez Musharraf, o Paquistão doados para 32 hospitais com todos os seus instrumentos.

Mas também trouxeram consigo a gratidão do país, cerca de 1.000 alunos do ensino médio para bolsa de pós-graduação de medicina, que é uma necessidade que o Paquistão tem um baixo e insuficiente para a sua população. Não podemos esquecer também a contribuição de solidariedade para as pessoas que sofrem de Cuba e do Haiti saqueados após o terremoto mortal. O médico veio com seus instrumentos para salvar vidas, enquanto U. S. fuzileiros chegaram com suas armas.

As imagens dos cubanos viajaram o mundo. Os médicos revolucionário cubano voltou a cumprir a tarefa moral não é novo nos últimos 50 anos, e auto-imposto desde o início da epopeia da Sierra Maestra.

Basta marcar o 29 de março o vigésimo aniversário da chegada a Cuba de pessoas afetadas pela explosão da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Veio da Moldávia, Rússia, Armênia, Belarus e grande parte da Ucrânia. Foram mais de 25 mil pacientes, dos quais cerca de 21 mil eram crianças. Padeciam tumores, câncer, leucemia e outras doenças. Cuba acolheu solidariamente, com todas as despesas a apropriar, a expensas suas. Não há direito para esquecer.

Assim, quando o império e seus aliados lançaram uma nova cruzada para tentar demonizar Cuba, em Maio próximo 1 receberá o povo cubano e dos seus trabalhadores uma resposta forte e inequívoca do apoio da Revolução. Mas também recebem comemorações outro dia dos trabalhadores em todo o mundo, a solidariedade de nossos povos para a conduta ética e moral exemplar da revolução que se levantou com dignidade à regra, a mão incomparável de Fidel Castro





voltar ao topo

Nenhum comentário: