sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Consumo de carne X Degradação Ambiental

Saudações Seres!


Perdoem-me os carnívoros, mas gostaria de compartilhar alguns dados com os tão estimados leitores, visitantes, com relação ao consumo de carne e a degradação Desse Planeta:

Água
A pecuária é uma das maiores consumidoras de água. São necessários de 20.000 a 30.000 litros de água para produzir 1kg de carne, mas apenas 150 litros de água para 1kg de trigo. A produção de um único hambúrguer consome uma quantidade de água suficiente para 17 banhos de chuveiro.

Desmatamento
A criação de animais de corte é responsável por 90% do desmatamento de florestas tropicais. Para cada hambúrguer de carne bovina são necessários 50m2 de floresta.

Energia
Nos Estados Unidos, mais de um terço de todas as matérias primas e dos combustíveis fósseis são usados na criação de animais para consumo humano. A produção de um único hambúrguer consome a mesma quantidade de combustível fóssil que um carro popular pequeno em um percurso de 32km.

Terra
Cerca de 80% das áreas cultiváveis são usadas para a criação de animais. Em um hectare de terra podem ser plantados 22.500kg de batatas, mas, na mesma área, só podem ser produzidos 185kg de carne bovina.
Só no Brasil o número de cabeças de gado é superior à sua população, são quase 170 milhões de brasileiros contra quase 200 milhões só de bovinos (IBGE,2000).

Segundo a FAO (Órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a criação desses animais é responsável pela emissão de 18% dos gases do efeito estufa, número superior ao emitido pelo setor de transportes. São cerca de 37% das emissões globais de metano e 65% de óxido nitroso, gases com efeito dezenas de vezes superior que o gás carbônico.

A produção de carne contribui para a fome no mundo :

.a quantidade de comida produzida para alimentar os rebanhos de corte nos países desenvolvidos seria suficiente para acabar com a fome e a desnutrição no mundo inteiro.
. se o rebanho norte-americano fosse reduzido à metade, poderia-se cultivar alimento suficiente para eliminar a desnutrição de quatro vezes a população dos países subdesenvolvidos.
. se os norte-americanos reduzissem seu consumo de carne em apenas 10% por um ano, seria possível cultivar mais 12 milhões de toneladas de grãos para o consumo humano, ou o suficiente para alimentar 60 milhões de pessoas.

Florestas:
. No Brasil, Costa Rica, Colômbia, Malásia, Indonésia e Tailândia, as florestas tropicais estão sendo destruídas para dar lugar a pastos para gado. Mas a carne produzida não beneficia a população pobre desses países: é vendida às pessoas de maior poder aquisitivo ou exportada para outros países. Nos últimos 25 anos, metade das florestas tropicais da América Central desapareceram graças à produção de carne para o mercado norte-americano.

Estima-se que pelo menos 90% das espécies de plantas e animais de todo o planeta vivam nos trópicos, a maioria ainda não catalogada pela ciência. Além de dizimar os ecossistemas, a destruição das florestas provoca erosão, que causa enchentes e a redução das chuvas. E sem as florestas, que absorvem o dióxido de carbono da atmosfera, haverá o agravamento do efeito-estufa.

fonte: www.taps.org.br, www.consciencia.ne, ecoviagem.uol.com.br





voltar ao topo

Nenhum comentário: