segunda-feira, 21 de março de 2011

Anísio Texeira - O inventor da escola pública brasileira e o projeto de educação integral

Fonte Blog da Elfi Kurten

"Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública"

BIOGRAFIA
Anísio Spínola Teixeira nasceu em Caetité, sertão da Bahia, em 12 de julho de 1900. Após sólida formação adquirida em colégios jesuítas de Caetité e Salvador, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro em 1922 e obteve o título de Master of Arts pelo Teachers College da Columbia University, em Nova York, em 1929. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em março de 1971.

Considerado um dos maiores educadores brasileiros, Anísio Teixeira deixou uma obra pública excepcional que, ainda hoje, está à frente do nosso tempo. Sua formação educacional foi fortemente influenciada pelo pragmatismo do filósofo John Dewey, de quem foi aluno no Teachers College e cujas idéias divulgou no Brasil. Mas foi, sobretudo, nos embates entre a gestão cotidiana da educação e sua visão de futuro, em meio a aliados e adversários, que aprendeu a organizar homens e instituições.

"somente a educação e a cultura poderão salvar o homem moderno e que a batalha educacional será a grande batalha do dia de amanhã"


Leia toda Biografia AQUI



voltar ao topo

Um comentário:

palavrasdeumnovomundo disse...

Nosso país tem o privilégio de ter grandes nomes na área da educação (passado e presente) e nem assim conseguimos reformular o sistema educacional e quando ocorrem algumas mudanças, estas vem de cima pra baixo sem contar com os principais protagonistas: professores e alunos.
Abç. Rosa