terça-feira, 24 de maio de 2011

Barbárie: casal símbolo da luta contra o desmatamento é assassinado no Pará


Acaba de chegar a notícia assassinato dos camponeses José Cláudio Ribeiro da Silva, o Zé Majestade, e sua esposa Maria do Espírito Santo da Silva. O casal morava no Projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna, Sudeste do Pará e era símbolo da resistência contra a invasão madeireira e o desmatamento naquela região. Foram assassinados a tiros em uma das vicinais de acesso ao assentamento, na manhã desta terça-feira, 24 de maio.

Eles sofriam ameaças há anos e pertenceriam ao Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS). Na área ocupada pelo casal, predominava espécies florestais de grande porte em meio a uma região devastada por criadores de gado. Em 2001, José Cláudio foi ouvido numa audiência pública no município de Marabá pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. 

Em recente matéria na Rede Record sobre os quarenta anos da construção da rodovia Transamazônica, Zé Majestade e Maria, declararam que madeireiras tentavam a todo custo invadir o projeto agroextrativistas para extrair toras.

O casal estava marcado para morrer. É sintomático a cumplicidade do poder público do estado do Pará governado atualmente por Simão Jatene (PSDB) e até o ano passado por Ana Júlia Carepa (PT). Ambos promoveram a depredação ambiental e a dilapidação das riquezas naturais do estado em favor dos grandes grupos econômicos e contra os camponeses e trabalhadores.

Outra analogia impossível de não ser feita é que o assassinato do casal ocorre exatamente no momento em que o governo Dilma Roussef (PT) e o Congresso Nacional (liderados por ninguém que Aldo Rebelo, do PCdoB) destroem o Código Florestal em favor dos ruralistas e dos desmatadores, os mesmos que provavelmente mataram Zé Cláudio e sua esposa Maria.

O jornalista Rogério Almeida, do blog Furo, está apurando e divulgando os acontecimentos.

Vejam a matéria da Rede Record com a participação dos camponeses assassinados:  

Assista abaixo ou Clique no
Língua Ferina




Nenhum comentário: